quarta-feira, 31 de março de 2010

Tem início recuperação das piscinas do Cepa

Equipes para limpeza de entulhos e equipamento para retirar água já estão no local















Goretti Lima e Ricardo Moresi
Informação do site: http://www.educacao.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/tem-inicio-recuperacao-das-piscinas-do-cepa-5/view 
PARQUE AQUÁTICO
Começou esta semana a tão sonhada reforma do parque aquático do Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa), orçada em R$ 132.556,88. O secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, acompanhado do secretário adjunto do Esporte, Jorge VI, estiveram no local, na manhã desta quarta-feira (31), para inspecionar os trabalhos. 
Para o secretário Rogério Teófilo, a reforma do parque aquático é o segundo marco da sua gestão à frente da secretaria, pois há onze anos, quando secretário da pasta, foi realizada a primeira ampla reforma no local. Desde então, esta é a segunda intervenção feita na infraestrutura do parque.
“Estamos começando o trabalho de reconstrução do Cepa. Esse complexo será um centro vivo de atividades pedagógicas e esportivas não só para os alunos da rede pública como também para a comunidade que mora em seu entorno. Nossa intenção é abrir o complexo nos finais de semana para atividades culturais. O empenho da equipe comandada pelo Jorge VI foi fundamental para tornar esse sonho realidade. A agilização do processo licitatório foi determinante. Só estávamos esperando a aprovação do orçamento do Estado para concluir a tramitação e dar início às obras”, garantiu o secretário.
Já o secretário Jorge VI, que está se desincompatibilizando do cargo por exigência da Lei Eleitoral, afirmou que essa obra é emblemática não só para os que fazem a educação do Estado, mas, sobretudo, para os estudantes. “Há anos os alunos estavam impedidos de utilizar as piscinas. Quantos talentos não foram perdidos em mais de uma década, por falta de condições adequadas para treinar as diversas modalidades da natação?”, questionou, ao destacar o apoio recebido pelo secretário Rogério Teófilo e de toda a equipe da Secretaria da Educação no período de sua gestão.
O superintendente de Expansão e Manutenção da Rede Física Escolar, Raul Cleto Osório, informou que será recuperada a parte física da estrutura das piscinas (banheiros, chuveiros e arquibancadas) e parte de maquinário (bombas, filtros, disjuntores e chave de comando). “Enfim, todo o complexo aquático receberá melhorias. Os recursos que financiam as as obras são do Estado”, destacou. 
Serão recuperadas as duas piscinas, incluindo a área externa, a qual compreende a recuperação dos BWCs (banheiros com chuveiros e vestiários), a iluminação externa, pavimentação de uma área em frente às piscinas, relocação dos chuveiros e uma rede de esgotamento das águas que desaguarão no canal ao lado em direção à lagoa de decantação (águas pluviais).
Demais reformas – Raul adiantou que os cerca de 30 mil m² de área externa do complexo educacional, bem como das escolas receberão melhoramentos. “Já está pronto o projeto de reforma, recuperação e revitalização dos acessos e equipamentos esportivos do Cepa. Deverão ser utilizados cerca de R$ 5 milhões, provenientes do Plano de Ações Articuladas (PAR)”, explicou.
Cleto acrescentou que haverá a construção do complexo esportivo para atletismo; serão refeitos alguns trechos de pisos; a construção do apoio para o complexo de atletismo; a reconstrução da palhoça para as atividades da terceira idade; será refeita a pintura da quadra polivalente, a qual será equipada com cestas de basquete.
Além de tudo isso, vamos fazer a revisão dos projetores dos postes (luminárias) existentes e construiremos apoios cobertos para as quadras. Toda a área externa ganhará um novo aspecto”. Ele revela que essas ações constam no Programa Geração Saber, programa que dará um novo perfil de qualidade para educação pública de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário