sexta-feira, 26 de março de 2010

Secretaria da Educação organiza oferta do transporte escolar

TRANSPORTE ESCOLAR A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte reuniu ontem (24), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), tutores e motoristas que farão o transporte escolar da rede estadual de ensino. O secretário da Educação, Rogério Teófilo, falou sobre a necessidade de colocar em ordem o trabalho de locomoção dos alunos do Cepa.
Segundo a titular da 15ª Coordenadoria, Márcia Vieira Dantas, o transporte deve ser condizente com o direito da criança e do adolescente, “dessa forma, estaremos atentos desde o recebimento dos alunos, até eles chegarem à escola”, acautelou a coordenadora. “Estamos cadastrando os alunos e estabelecendo as rotas que percorrerão os ônibus, assim como o número de veículos. “Hoje, possuímos 18 ônibus à disposição, no entanto este número tende a ser aumentado”, informou.
Ter consciência da seriedade do trabalho foi um requisito para a escolha de motoristas e tutores. “A Secretaria de Educação (SEE) utilizou requisitos de competência, experiência e transparência para a escolha dos motoristas e tutores”, esclareceu o secretário Rogério Teófilo. Segundo Isolda Carvalho de Oliveira, 36, tutora, “é preciso possuir simpatia com o trabalho e manter o compromisso”, declarou.
Rogério Teófilo disse estar disposto a conhecer cada tutor e motorista. “Nossa intenção é mantê-los aptos ao trabalho. Por isto, faremos reuniões periódicas para treinamento e formação”, declarou. “O Ministério Público reforça este trabalho parceiro e acompanha o processo passo a passo”, esclareceu. “População, líderes de bairro têm papel importante nesta jornada”, acrescentou.
Cadastramento - Segundo a coordenadora Márcia Dantas, cerca de 3.200 alunos que estudam nas escolas do Cepa, que pertencem a 15ª Coordenadoria de Ensino (CE), foram cadastrados para garantir o transporte escolar durante este ano letivo. "Até o ano passado 15 ônibus faziam o transporte escolar de 1.300 estudantes. Agora, a frota deve ser praticamente dobrada para 25 ou 30 ônibus", informou.
Márcia disse que o cadastramento foi realizado até a última quinta-feira, 18. “Em respeito à população que se cadastrou, iremos fazer as carteiras desses estudantes, definir a relação de alunos por ônibus, passar instruções aos tutores que acompanharão nossos educandos, capacitar os motoristas e providenciar o fardamento deles”. Ela relatou ainda que será organizado o atendimento das pessoas cadastradas e, depois, vai se procurar viabilizar o atendimento daqueles que não se cadastraram.














Foto: Valdir Rocha
http://www.educacao.al.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário