quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Processo eleitoral na rede pública é encerrado com votação na região Metropolitana

Nesta terça-feira (7), professores, pais e alunos das escolas da rede pública na região Metropolitana (Maceió e municípios vizinhos) protagonizaram o último dia de votação para a escolha de diretores gerais e adjuntos das escolas da rede pública estadual de ensino para o biênio 2010/12.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Superintendência de Gestão da Rede Estadual de Ensino (Suger), o pleito envolve 200 mil pessoas e teve início na última sexta-feira (3), percorrendo as escolas do Sertão, litorais Sul e Norte e região do Agreste.
Ao todo, 269 escolas e 638 candidatos participam do pleito, sendo eleitos 627 diretores. O processo de votação acontece nos turnos de funcionamento das unidades escolares e têm direito ao voto os pais, alunos, professores e funcionários das escolas.
A divulgação dos resultados da eleição deve ser divulgada nos dias 13 e 14 de dezembro, e a posse dos novos diretores deve acontecer ainda este mês.
Democracia – No Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), maior complexo educacional do estado, onze escolas participam do processo eleitoral. Na Escola Estadual Moreira e Silva, onde duas chapas concorrem ao cargo de direção, pais, professores e alunos compareceram à votação e destacaram a importância do pleito na construção de gestões escolares democráticas.
Professora de Biologia do colégio, Cleide Oliveira acredita que o processo eleitoral é uma oportunidade onde a comunidade escolar pode discutir propostas para a gestão das escolas. “Trata-se de uma experiência muito positiva, onde buscamos melhorias e votamos nas propostas mais propensas a se realizarem”, destaca a educadora.
Mãe de três alunos da escola, Eliene Ramos também fez questão de votar. “Como mãe, estou sempre nas reuniões e acompanho tudo o que se passa aqui, pois os pais devem interagir junto aos diretores”, frisa Eliene.
Aluna concluinte do 3º ano do Moreira e Silva, Juliana Kelly da Silva, de 18 anos, se mostrou uma eleitora consciente da importância do voto na escolha da futura direção da escola. “Mesmo estando prestes a deixar o colégio, sei da responsabilidade de se fazer uma escolha consciente para a direção, pois os benefícios das ações da nova direção serão usufruídos pelos meus colegas que ficam”, enfatiza a jovem.
Autonomia – Responsável pela coordenação das eleições nas 11 escolas do Cepa, Gilvanilda Vilar, técnica da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), lembra que o processo ocorreu de forma transparente, com a realização de seminários e debates onde os candidatos expuseram suas propostas. “Toda a comunidade escolar sai vencendo, pois além de escolher os diretores, ela também participará das decisões da escola, pois ninguém administra uma unidade sozinho”, afirma a técnica.
Já a diretora de Apoio à Gestão Escolar da SEE, Maridalva Campos, ressalta que a eleição dos novos diretores reforça duas das principais propostas do programa Geração Saber: a descentralização administrativa da Secretaria de Educação e o fortalecimento da autonomia das escolas da rede estadual de ensino. “É uma ação que traz ganhos não só para as unidades da rede estadual, mas para toda a educação em Alagoas”, resume Maridalva.
por Agência Alagoas   07/12/10 23:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário