terça-feira, 15 de junho de 2010

Escola estadual de Alagoas é a primeira do país a receber sistema informatizado do MEC

Programa i-Educar faz parte do eixo de tecnologia do Geração Saber e vai informatizar toda a gerência da Escola Maria José Loureiro
A Escola Estadual Maria José Loureiro, localizada no Cepa, será a primeira do país a instalar o sistema i-Educar, software livre adaptado pelo Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é informatizar toda o sistema de gestão escolar. O sistema foi escolhido pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE) e faz parte do eixo de tecnologia do Programa Geração Saber. O objetivo da Secretaria é levar o projeto para todas as unidades da rede estadual de ensino.

O software permitirá a informatização de toda a documentação escolar, reunindo no espaço virtual informações de controle acadêmico - cadastro de alunos e professores, notas, faltas - e facilitando a emissão de documentos até então disponíveis apenas em papel, a exemplo de históricos e declarações.
“O sistema nos permitirá executar de maneira informatizada aquilo que já fazíamos no papel. No momento, a Secretaria e o MEC fiscalizam a instalação do projeto piloto na Maria José Loureiro, mas a nossa meta é, a partir dessa experiência, expandir o sistema para toda a rede estadual de ensino, respeitando a realidade de cada unidade escolar”, explicou a secretária-adjunta da Educação, Cícera Pinheiro.

A Escola Maria José Loureiro foi selecionada pela Secretaria de Educação como unidade piloto por já possuir uma prática de informatização, agregando as características necessárias para a customização do sistema. Atualmente, técnicos da secretaria e consultores contratados pelo MEC acompanham os primeiros passos da implantação do projeto.

Para a diretora adjunta da escola, Maria José Gonçalves, a escolha da unidade como pioneira do i-Educar é motivo de satisfação e também representa uma experiência inédita, pois toda a documentação da escola está arquivada em pastas de plástico. “Vamos informatizar desde o arquivo passivo ao ativo, o que facilita o manuseio das informações. Já fizemos uma reunião de conselho explicando o programa e iniciamos o cadastro dos alunos. O próximo passo é treinar os professores”, frisou a diretora.

Inovação – Responsável pela implantação e administração do i-Educar na unidade escolar Maria José Loureiro, Walter Pereira aponta a rapidez e a facilidade na emissão de documentos como as principais vantagens do sistema. A transferência de um aluno de uma escola para a outra, por exemplo, vai acontecer virtualmente, sem a necessidade de impressão de históricos e declarações.

Pereira ressalta que até o preparo da merenda escolar será afetado pela nova tecnologia. “Até então, o cardápio era feito de acordo com a estimativa e experiência pessoal da merendeira, mas com o i-Educar todo o processo será calculado com precisão, proporcionando um controle efetivo tanto do estoque como também do cardápio”, destacou.

Além disso, a partir do número de alunos presentes, o programa calcula a quantidade de gêneros alimentícios necessários para o preparo do cardápio, o que vai orientar melhor a merendeira. Na próxima semana, merendeiras e nutricionistas da escola já serão capacitadas no programa.
Fonte: Agência Alagoas
http://www.alagoasdiario.com.br/index.php/diario_alagoas/17608.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário