terça-feira, 1 de junho de 2010

Educação Estadual participa da abertura da 2ª Semana Integrada do Meio Ambiente

Secretário Rogério Teófilo destaca o trabalho preventivo da educação ambiental como forma de preservação da natureza
Educação Estadual participa da abertura da 2ª Semana Integrada do 
Meio Ambiente
Foto: Valdir Rocha
O secretário da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, participou nesta segunda-feira, 31, no Ginásio de Esportes do Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa), da abertura da 2ª Semana Integrada do Meio Ambiente, cujas atividades prosseguem até o 5 de junho. “O envolvimento das secretarias, dos órgãos de defesa do meio ambiente e da comunidade em geral, nas atividades desenvolvidas durante esta semana, é de fundamental importância, no trabalho preventivo da educação ambiental, como forma mais eficiente de preservar a natureza, nossos recursos hídricos, nossa fauna e flora”, afirmou o secretário.
Rogério Teófilo destacou ainda o envolvimento das organizações não-governamentais, das universidades e das escolas da rede pública de ensino no trabalho de conscientização da juventude para a importância de uma atitude ecológica politicamente correta. Como anfitrião do evento, o secretário agradeceu a presença de todos e de todas as autoridades presentes. Ele fez questão de citar o nome do jornalista Anivaldo Miranda, que é da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e foi o mestre de cerimônia, como um dos baluartes na luta em defesa da natureza e contra a poluição em Alagoas.
Além do secretário da Educação, participaram do evento o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alex Gama; o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Fernando Toledo; o superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira; o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Maxwell; o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Denildson; o representante do Patrimônio da União em Alagoas, Mário Gama Júnior; e o tenente Leandro, representando o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado.    
A abertura da 2ª Semana Integrada do Meio Ambiente começou com a execução do Hino Nacional e teve sequência com a apresentação do Coral da Casal e da banda de música da Polícia Militar de Alagoas. O evento reuniu centenas de estudantes das escolas do Cepa, interessados em saber um pouco mais sobre as ações em defesa da natureza, desenvolvidas por órgãos, empresas e organizações não-governamentais. Os alunos visitaram os estandes, montados no Ginásio de Esportes do Cepa, fizeram perguntas e receberam informações sobre os vários aspectos da luta em defesa do meio ambiente.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O estande da Gerência de Educação Ambiental, instalado pela Secretaria Estadual da Educação no Ginásio do Cepa, foi um dos mais visitados. Segundo a professora Geovana Almeida, os alunos que passaram pelo estande receberam explicações e material informativo sobre as ações desenvolvidas pela Educação Ambiental. “Esse contato com o alunado em exposições com essa é muito importante, porque serve de base para trabalhos escolares e para despertar neles a consciência ecológica, que é fundamental para a mudança de atitude e um engajamento direto em defesa da natureza”, afirmou a professora. 
Os estudantes também gostaram de visitar o estande do Batalhão Ambiental da PM/AL, onde encontraram explicações sobre a importância de preservar as nossas lagoas, o combate ao desmatamento, a caça e a pesca predatórias. Eles fizeram anotações para trabalhos escolares sobre o combate ao comércio ilegal de pássaros e a luta contra os maus tratos aos animais. Os alunos também demonstraram interesse pela exposição de artesanatos, produzidos com material reciclado; as armas apreendidas, os peixes nativos e exóticos dos rios de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário