sexta-feira, 27 de abril de 2012

Samu participa da Semana da Saúde da Secretaria de Educação



                Cerca de cem exames de glicemia e medição de pressão foram realizados nos profissionais da 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
               Para a Coordenadora Geral do CEAGB, Maria Márcia Vieira, a parceria com o Samu é salutar
             Com o objetivo de otimizar as ações de caráter preventivo da população, especialmente de professores, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e vigilantes, uma equipe da Saúde Ocupacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Maceió realizou, na manhã desta quarta-feira(25), exames de glicemia e medição de pressão dos servidores da Educação.
             A ação – parte da programação da Semana de Saúde da Secretaria de Estado da Educação – foi realizada no Centro Educacional Antonio Gomes de Barros (CEAGB, antigo Cepa), da 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
“Essa estratégia de ação, em descentralizar os serviços em parceria com outras instituições, tem uma importância fundamental para poder identificar os problemas que antes estavam despercebidos. Com isso, os servidores podem procurar os cuidados necessários, antes de apresentar algum dano mais grave à saúde”, destacou Socorro Andrade, responsável pelo projeto.
          Para a Coordenadora Geral do CEAGB/CEPA, Maria Márcia Vieira, a parceria com o Samu é salutar: “Muitos professores não têm tempo de ir até uma unidade de saúde fazer os exames e nada melhor do que fazê-los no próprio local de trabalho. Temos hoje cerca de 20 a 30% dos servidores afastados por atestado médico”, comentou a coordenadora, destacando que a 15ª Região de Educação tem cerca de mil servidores, entre professores, merendeiras, auxiliares de serviços, vigilantes, entre outros, além de 13 mil alunos.
        “Com certeza a realização dos exames é um momento de reflexão dos servidores que deverão pensar sobre o seu estado de saúde e isso é fundamental para mudar as ações de vida dependendo do resultado dos exames”, complementou a coordenadora, que mencionou ainda sobre a pretensão de realizar outras ações de prevenção, a exemplo de palestras sobre os primeiros socorros, cujo objetivo é a prevenção de doenças e manutenção da saúde dos servidores.

Fonte: Ascom / SAMU





Nenhum comentário:

Postar um comentário