quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Escola Moreira e Silva, no Cepa, bate recorde de aprovação na Ufal

Unidade contabiliza 72 aprovados na universidade federal, maior número dentre as escolas da rede pública estadual



Foto: José Demétrio

APROVADOS NO VESTIBULAR
Ana Paula Lins


As 24 horas do dia não são suficientes para o ritmo da jovem Juliane dos Santos Silva. No ano passado, ela dividia seu dia entre um curso técnico, o Ensino Médio e ainda encontrou tempo, como representante de turma, para reivindicar demandas de seus colegas junto à direção da Escola Estadual Moreira e Silva. Naturalmente irrequieta e questionadora, a jovem descobriu na escola a sua vocação: queria ser promotora de justiça. O sonho de Juliane começa a se realizar nos próximos meses, visto que a estudante está entre os 72 alunos da escola aprovados no Vestibular 2011 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Quinto lugar no curso de Direito da Ufal em Maceió, Juliane também obteve êxito no vestibular de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e foi 1º lugar em Letras do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). “Sempre quis ajudar as pessoas e o Direito foi uma escolha natural. Sou a primeira pessoa da minha família a alcançar o nível superior e é uma sensação incrível ver a felicidade no rosto de meus pais. Tenho orgulho em dizer que sou da escola pública e serei sempre grata aos professores do Moreira, que sempre nos incentivaram e acreditaram em nosso potencial”, destaca a jovem, que optou por estudar na Ufal.
Já seu colega Artur Pereira Vasconcelos, aprovado em Agronomia no campus da Ufal em Maceió, teve sua escolha acadêmica inspirada pela história de sua família, já que o avô e o pai trabalharam em usina. “Cheguei aqui no 2º ano do Ensino Médio, oriundo de uma escola particular e no Moreira também e encontrei professores exigentes, mas que também nos motivavam”, diz.
Reforço – Segundo dados da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve/Ufal) e da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o Moreira e Silva aprovou 72 alunos na Ufal, número que sobe para 81, quando contabilizados os estudantes selecionados na Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e em faculdades particulares. Desta forma, a escola se torna a unidade da rede pública estadual com a maior quantidade de aprovados em vestibulares.
O diretor Roohelman Pontes conta que, em 2010, a escola investiu no fortalecimento do ensino de 3º ano, selecionando professores com experiência em vestibulares para lecionar nestas turmas. Também foram realizados simulados e aulas de reforço aos sábados em disciplinas como Matemática, Português, Física e Química.
“Sempre incentivamos nossos alunos a participarem dos concursos promovidos pelo Ministério da Educação, a exemplo das olimpíadas de Português, Matemática e Astronomia. Agora, nossa meta é continuar a fortalecer a estrutura pedagógica, com implantação de laboratórios de leitura e de Matemática, além da reorganização do laboratório de Ciências e da biblioteca”, adianta o diretor.
Diretora da escola nas duas últimas gestões, a atual coordenadora pedagógica da unidade, Márcia Rodrigues, emociona-se ao falar do êxito alcançado pelos estudantes. Para ela, o resultado reflete o comprometimento do corpo docente, bem como um trabalho de gestão compartilhada na direção da escola. “Esta escola é administrada com a contribuição de professores, pais e alunos e somos cientes da nossa responsabilidade, pois estamos formando o caráter e a personalidade de seres humanos que, amanhã, estarão comandando nosso país”, frisa.
Escola pública – Segundo informações da 15ª CRE e da Copeve, as escolas do Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa) totalizam 137 estudantes aprovados no processo seletivo da Ufal. Este número passa a 164 alunos, quando acrescentados os alunos que passaram nos vestibulares da Uncisal e em faculdades particulares.
Rodrigo Passos, de 17 anos, é um destes alunos. Aprovado em 4º lugar para o curso de Administração no campus Maceió da Ufal, ele concluiu o Ensino Médio na Escola Professor José da Silveira Camerino. O jovem dividia o seu tempo entre as aulas na escola pela manhã e, à noite, frequentava as aulas do MedEnsina, curso preparatório para vestibular coordenado pela Uncisal. “Passar no vestibular da Ufal foi uma realização e prova que, independente de onde você venha ou de onde você estude, qualquer um pode conquistar seus objetivos se for estudioso e dedicado”, ensina.
Para a coordenadora da 15ª CRE, Márcia Dantas, o bom desempenho dos alunos do complexo representa a quebra do paradigma de que o estudante da escola pública não está preparado para passar no vestibular. “Este resultado rompe um preconceito antigo e mostra que os alunos de escola pública têm aptidão e conhecimento para disputar um vestibular e conseguir sua vaga no ensino superior, o que nos impulsiona a trabalhar ainda mais para oferecer o melhor para os estudantes”, comenta Márcia.
Ela ainda informa que a CRE planeja implantar um curso preparatório para vestibular para os estudantes do Cepa, de forma a reforçar o que já se aprende em sala de aula e proporcionar um atendimento mais direcionado ao aluno.
http://www.educacao.al.gov.br/comunicacao/sala-de-imprensa/noticias/janeiro/fevereiro/escola-moreira-e-silva-no-cepa-bate-recorde-de-aprovacao-na-ufal

4 comentários:

  1. O Melhoor Colegio do Estado de ALagoas

    ResponderExcluir
  2. Estudei no Moreira e Silva, em 1966 a 1969,muito bom mesmo,morro de saudade desta época,diretor era prof.Edmilson pontes de vasconcelos,minha professora de portugês era norma argola,não posso esquecer,ótima professora,parabéns a todos dirigentes!

    ResponderExcluir
  3. É simplismente incrível, este colégio tem professores aptos para isentivar aos aulos! o ensino de ótima qualidade, digo isto por que eu já passei por lá, e hoje veijo a falta de ele mim faz, com projetos, jogos, da sala de aula, aula no campo, saída para o teatro, do refeitório, dos trabalhos para deixar o colégio mais limpo possível, sinto até falto do trabalho voluntário que fiz na biblioteca em 2010...

    ResponderExcluir
  4. o Moreira esta de parabens;

    ResponderExcluir