Os alunos das turmas de 5º e 9º anos de escolas do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) participaram, nesta terça-feira (23), de um mini simulado integrado, o “simuladinho”. A ação, iniciativa da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em parceria com coordenadores pedagógicos, visa preparar os estudantes que serão avaliados no Sistema de Avaliação Educacional (Saveal) e na Prova Brasil, que acontecem em agosto, setembro e em outubro, respectivamente.
O simuladinho foi realizado no auditório da 15ª CRE, localizada no Cepa, dividido em quatro blocos: de 8h às 9h e de 9h às 10h e de 13h às 14h e de 14h às 15h. Cerca de 220 alunos das escolas Dom Pedro II e José Vitorino da Rocha participaram do teste, que é composto de 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de matemática, seguindo os moldes da Prova Brasil e do Saveal.
O chefe da Unidade de Apoio Pedagógico das Escolas, da 15ª CRE, Marcus Affonso Barros de Morais, revela que o simulado foi antecedido por um processo de preparação. “Antes da prova foi tocado o Hino Nacional e houve ginástica laboral. Depois, passamos os informes sobre a prova para que os estudantes não fiquem tensos”, ressalta ele, acrescentando que o preparo físico e mental é importante, pois possibilita medir as competências e habilidades dos alunos e conhecer a realidade da escola onde eles estudam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário