A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (SETEQ) promove nesta sexta-feira (06/05), às 10h, no Palácio República dos Palmares, a solenidade de encerramento da Semana do Trabalho, com a entrega de prêmios aos estudantes vencedores do Concurso de Redação, que teve como tema ”O desafio do primeiro emprego”. O concurso foi organizado pela Superintendência de Qualificação Social e Profissional da pasta, com o objetivo de desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio de alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas, localizadas no Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB), com o intuito de valorizar a produção de texto através da reflexão sobre o tema proposto.
Segundo a superintendente Stella de Albuquerque, encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Essa realidade se torna mais complicada para os jovens, em função de dimensões como o dinamismo do mercado de trabalho provocado pelo desenvolvimento da sociedade, evolução da tecnologia, a crescente exigência de qualificação profissional atrelados ainda, a escolaridade e experiência. “A escolha desse tema para a redação buscar reforçar a reflexão nesses jovens sobre essa problemática que muitos já devem ter se confrontado um dia, e outros ainda terão que confrontar”, afirmou.
Ainda segundo a superintendente, é muito importante que haja a melhoria da qualidade de vida com a conquista do primeiro emprego. “Assim, o Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional vem traçando ações que promovem o desenvolvimento humano e a inclusão social, visualizados através da oferta sistemática de qualificação profissional e intermediação para o trabalho de jovens e adultos que, necessariamente, precisam estar preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, concluiu.
O 1º lugar no concurso de redação vai receber uma bicicleta e Certificado de Participação; os 2º e 3º lugares irão receber cada um uma bolsa de estudos ofertada pelo SENAI para o curso de Tecnologia da Informação, além do Certificado de Participação, e da 4ª a 10ª colocação irão receber certificados de participação no concurso.
Foram avaliadas 350 redações por professores de português das Escolas Estaduais Moreira e Silva, Afrânio Lages e Laura Dantas, participantes do concurso. Foi exigido que o aluno entregasse redação elaborada de forma individual em texto dissertativo, narrativo, descritivo ou poético, entre 30 e 35 linhas, inédita, criativa, coerente e pertinente ao tema, com idéias e vocabulário compatíveis com a proposta.
Não foram consideradas as redações que desobedeceram aos critérios do regulamento, bem como as que fugiram ao tema da redação ou possuíram dados incorretos e/ou incompletos. Cada escola participante selecionou as dez melhores redações e enviou para a comissão central de correção, responsável pela seleção das classificadas e das três a serem premiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário