sábado, 30 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
sábado, 16 de abril de 2011
quinta-feira, 14 de abril de 2011
quarta-feira, 6 de abril de 2011
sábado, 2 de abril de 2011
Técnicos e coordenadores pedagógicos participam de capacitação do Vale Sonhar — Educação
Começou nesta segunda-feira (28) e se estende até a quarta-feira, dia 30, uma capacitação do projeto Vale Sonhar para técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e coordenadores pedagógicos. O objetivo é prevenir a gravidez precoce entre os estudantes do Ensino Médio. A iniciativa está acontecendo nas dependências do Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor/Cepa).
Conforme Alípia Suely Guimarães, técnica da Gerência de Apoio a Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), esta formação é destinada para aquelas pessoas que não participaram das capacitações anteriores. “Outro grupo de técnicos receberá os conhecimentos sobre prevenção da gravidez na adolescência no período de 25 a 27 de abril”, adiantou.
A sexóloga, enfermeira sanitarista e representante do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, destacou que o projeto Vale Sonhar é uma metodologia para que os professores possam trabalhar o tema sobre gravidez na adolescência com os estudantes do Ensino Médio. “Anteriormente trabalhamos com a demanda espontânea de professores. Agora o nosso foco são os professores de Biologia. Nosso intuito é continuar reduzindo o número de adolescentes grávidas na rede estadual”, informou.
Ela acrescentou ainda que as técnicas do Vale Sonhar têm possibilitado aos alunos compartilharem seus sonhos profissionais e suas opiniões sobre a gravidez na adolescência. “Além disso, permite que eles reconheçam situações de risco para a gravidez e se motivem a usar métodos contraceptivos; principalmente, a camisinha, no ato da relação sexual”, evidenciou.
Rejane Bezerra da Silva, técnica da 5ª CRE, em Arapiraca, disse que o Vale Sonhar é a primeira iniciativa que ele teve conhecimento que aborda a questão da orientação sexual nas escolas do Estado. “Esta temática não é fácil para ser tratada em sala de aula. Agora ela faz parte do currículo de Biologia e será ministrada para os alunos com faixa etária entre 14 e 19 anos”, destacou.
Projeto – O Projeto Vale Sonhar é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o Instituto Kaplan e o Sistema Indústria (Sesi, Senai, FIEA e IEL). Tem como propósito unir o conhecimento sobre sexualidade, reprodução e contracepção ao sonho profissional de cada jovem como motivação para o sexo seguro.
Técnicos e coordenadores pedagógicos participam de capacitação do Vale Sonhar — Educacao
Projeto Quebra Tabu capacita técnicos da rede estadual de ensino
No ano passado, 30 escolas da rede estadual utilizaram os conteúdos do Projeto Quebra Tabu como currículo mínimo para a oferta de oficinas de educação sexual da disciplina de Ciências. Este ano o projeto será levado para mais 70 escolas do Estado.
De acordo com a sexóloga, enfermeira sanitarista e representante do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, esta iniciativa pretende contribuir com os jovens para que eles possam desenvolver o pensamento crítico sobre suas responsabilidades sexuais, tomar consciência do próprio comportamento e também do outro. Além disso, pretende cooperar para a diminuição da gravidez na adolescência.
http://www.4cantosalagoas.com.br/blog/projeto-quebra-tabu-capacita-tcnicos-da-rede-estadual-de-ensino
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)