Alunos da Escola Estadual José Correia da S. Titara, participam de oficina no observatório astronômico do Cepa
TERRA E ESPAÇO
Ricardo Moresi
Possibilitar aos alunos do último ano do magistério da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, situada no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), práticas para o ensino dos conteúdos de Astronomia nas séries iniciais da Educação Básica. Este é principal objetivo da Oficina Terra e Espaço, que acontecerá nos dias 11, 18 e 25 de setembro, das 8h às 12h, no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Professor Drº Edmilson de Vasconcelos Pontes (CeCiTE), no bairro do Farol, em Maceió.
Segundo Adriano Aubert Silva Barros, coordenador do Observatório Astronômico e professor da rede estadual de ensino, a intenção é permitir que os alunos possam participar de experiências simples e lúdicas que tornem o aprendizado mais significativo e eficaz. “Nosso intuito é contribuir com os desejos da sociedade, ou seja, promover uma educação de qualidade, crítica e cidadã”, destaca.
Ele acrescenta que as aulas serão essencialmente experimentais. “Vamos ministrá-las aos sábados e serão compostas de uma parte teórica e outra prática. Os alunos irão construir maquetes do sistema solar, jogos e planisférios [mapas celestes giratórios] e constelários [caixas que simulam constelações]”, evidencia.
Aubert garante que o que pretende é possibilitar a experimentação no ensino de Astronomia. “Vamos mostrar uma série de atividades que irão auxiliar no ensino e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais fácil”. Ele revela que para avaliar e registrar o progresso dos participantes, cada aluno irá desenvolver um blog onde irá apresentar seus resultados, dúvidas, críticas e sugestões. “Ao final do curso iremos expedir um certificado com carga horária de 12h”, conclui.
Fonte: http://www.educacao.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/alunos-da-escola-estadual-jose-correia-da-silva-titara-participam-de-oficina-no-observatorio-astronomico-do-cepa-1/view
Nenhum comentário:
Postar um comentário