quinta-feira, 24 de julho de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O PROJETO MANDACARU

          O Projeto Mandacaru tem como objetivo corrigir o fluxo escolar dos estudantes com idade a partir dos 15 anos que ainda não concluíram os anos finais do Ensino Fundamental. No que tange à formação dos professores, pretende-se municiá-los para trabalhar com o material didático a ser utilizado no Projeto. 
          Nesse sentido, esta formação destina-se aos técnicos das Unidades de Apoio Pedagógico às Escolas de todas as Coordenadorias Regionais de Ensino e professores que atuam nas turmas do 6º ao 8º ano das 4 Coordenadorias e Maceió- AL, uma vez que para atender às necessidades dos estudantes em situação de distorção, é fundamental uma organização curricular diferenciada tanto na organização das turmas e do espaço quanto do tempo pedagógico adequado para tal fim.
          A abertura da formação foi ontem, no Cenfor. Hoje, as oficinas acontecem em 4 escolas do CEPA, por Área de Conhecimento.









segunda-feira, 21 de julho de 2014

Eu Aprendi. Eu Ensinei.

"A educação no Séc. XXI e o perfil das educadoras e educadores", este foi o tema da palestra do filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário Mario Sérgio Cortella, hoje, no Centro de Convenções. Coragem, humildade e esperança ativa. Essas são as três virtudes que o educador do séc. XXI tem que incorporar em seu perfil.

 


quinta-feira, 10 de julho de 2014

REUNIÃO DE NÚCLEO - PRÉ-ENEM

          Nesta quinta-feira, 7 de agosto, os coordenadores das Unidades de ensino que implantaram o Pré-Enem estiveram reunidos com a chefe do núcleo, Vânia Marsíglia e o chefe da URAPE, Marcus Affonso para acompanhamento do andamento das aulas nas Escolas. O  Projeto Pré-Enem é uma parceria entre a SEE e a Escola Satélite (empresa do Grupo Abril Educação), o projeto consiste na transmissão de aulas via satélite para alunos de 170 escolas de Ensino Médio da rede estadual com conteúdo preparatório para o exame. Para receber o projeto, as unidades de ensino receberam antenas parabólicas e televisores de 51 e 60 polegadas.As atividades começaram em julho e terminam em novembro. As transmissões são realizadas às segundas e quartas para as turmas do matutino e vespertino e aos sábados para os alunos do período noturno e que, por motivos de trabalho, não podem frequentar o curso durante a semana.




REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DO INTERCÂMBIO CULTURAL ESPORTIVO

          Anualmente, nossas escolas realizam, no mês de Agosto, um Intercâmbio Cultural Esportivo que tem como objetivo contribuir para com o desenvolvimento integral do aluno como ser social, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através das atividades culturais e esportivas, resgatando a identidade e valorização da escola.
          Este ano, o Intercâmbio será no Período  de 04 a 08/08/2014. Sendo, a abertura no dia  04/08  as 9 horas; as apresentações culturais no período de 05 a 07 /08 e as práticas esportivas entre 06 a 08/08.


III ENCONTRO DE ORGANIZAÇÃO DA II SEMANA LITERÁRIA

 A II SELIPA acontecerá de 01 á 05 de Setembro e tem como tema: VIAGEM PELA LITERATURA ALAGOANA. O chefe da Unidade regional de apoio Pedagógico das Escolas, Marcus Affonso, esteve reunido, nesta manhã, com os responsáveis pela organização do evento das 11 Unidades de Ensino da 15ª CRE, para o planejamento da II Semana Literária do CEPA. Na pauta a logística das apresentações, a decoração e a confirmação do envolvimento e participação de cada escola nas atividades.