sexta-feira, 28 de junho de 2013

Educação Especial

Atendimento Educacional Especializado AEE nas escolas da 15ª CRE – AL consiste em um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (segundo a SEESP/MEC, 2008).




Desta forma, a Educação especial é uma modalidade da educação escolar que perpassa todos os níveis da educação básica, oferecendo diversos serviços educacionais especiais.



Nas escolas do CEPA da 15ª CRE, o trabalho foi implantado no ano de 2013 com a contratação de monitores da educação especial: Auxiliares de Sala, instrutor surdo, Interpretes da LIBRAS, professores de salas de recursos multifuncionais, monitores de informática, educação física, oficinas de música, teatro, dança e horta . Além de contar com o trabalho desenvolvido de forma individualizada os alunos são inclusos em diversas atividades onde impera os princípios de cooperação, ajuda mútua, cumplicidade, empatia entre os sujeitos e monitores.

Através dos relatórios enviados pelo monitores e em reuniões técnicas pedagógicas que ocorreram durante esse semestre, pudemos perceber que: tivemos várias conquistas em prol da educação inclusiva com acesso e qualidade para todos os estudantes.
A participação dos alunos com deficiência e outros comprometimentos que vêm participando de ações das escolas da 15ª CRE de maneira inclusiva.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

ESCOLA JOSÉ CORREIA DA SILVA TITARA


            Hoje fizemos o plantio da macaxeira na escola José Correia da Silva Titara e contamos com disposição dos reeducandos que prepararam os canteiros  e funcionário Luciano que plantou comigo as manivas.
           Depois que os alunos terminaram suas atividades escolares foram prestigiar a colheita da hortaliça chicória como também a diretora Da Paz e as professoras Shirley e Glaudênia que também plantaram orégano e tomate cereja. O estudante Daniel que tem uma limitação na visão (cego), colheu a hortaliça, e falou que é maravilhoso essa atividade.
 


FONTE: http://hortasnaescola.blogspot.com.br/2013/06/1-colheita-do-instituto-correia-titara.html

ESCOLA JOSÉ DA SILVEIRA CAMERINO - EMPENHADOS NA AULA DE HORTA


            Nesta manhã os estudantes tiveram uma apresentação oral em sala de aula sobre a importância do projeto "horta escolar" e expliquei quais os objetivos deste. Logo em seguida, tivemos uma aula prática na própria horta, eles amaram. Ficaram entusiasmado com a reutilização dos monitores antigos de computador, ensinei minuciosamente como cuidar da horta. Trabalharam com as ferramentas de forma bem cuidadosa. Na ausência do professor do horário, trabalhamos mesmo. Particularmente amo trabalhar com esta faixa etária, pois estes estão sempre dispostos são brincalhões e muito carinhosos. 

PARABÉNS 6º ANO A - CAMERINO - SÃO DEZ




 

FONTE :http://hortasnaescola.blogspot.com.br/2013/06/estudantes-do-6-ano-da-escola-j.html 

 

9º ANO DA E. LAURA DANTAS COLHERAM QUIABO E RECEBEM EXPLICAÇÃO DOS VALORES ALIMENTÍCIOS DA CENOURA


                      Os estudantes da Escola Laura Dantas, nesta tarde se divertiram ao colherem pela segunda vez frutos da horta. Os estudantes receberam explicação sobre o valor ao consumir a cenoura desde a folha até a raiz. Passei aos estudantes uma receita alimentícia com a folha de cenoura no preparo de uma farofa rica em vitaminas e sais minerais. E ressaltei aos alunos que a horta é um "laboratório vivo" nas aulas junto aos professores de diversas disciplinas. E reafirmei a coordenadora Vânia e ao diretor João sob a importância do professor utiliza a horta para aulas práticas.


FONTE: http://hortasnaescola.blogspot.com.br/2013/06/9-ano-da-e-laura-dantas-colheram-quiabo.html

LANÇAMENTO DO PROJETO NAS ONDAS DA LEITURA


26/06/2013
    
          O Projeto nas Ondas da Leitura em Alagoas acredita que isso se faz no encantamento da contação de histórias, na partilha das ideias, na roda de conversa, na criatividade das múltiplas formas de arte, nas atividades de pesquisa na escrita e edição das próprias histórias, na participação dos pais na escola, na avaliação sistemática das ações, na troca de saberes com leitura de títulos diversificados, nas feiras culturais e  na valorização e respeito às diferenças.

Composição da Mesa
Recital de Poesia
Coral Tom Jovem/E.E Moreira e Silva
Técnicos da CRES

quarta-feira, 26 de junho de 2013

IV ENCONTRO PEDAGÓGICO

             O IV Encontro Pedagógico da 15ª CRE ocorreu na manhã do dia 19/06/2013 com a presença de Gestores, Coordenadores Pedagógicos e Técnicos da GEICO/SEE, objetivando organizar e socializar ações pedagógicas referentes ao II semestre.
Obrigado a todos pela participação!
Apresentação do Projeto "SELIPA"
Contação de História
Informes Pedagógicos

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Homenagem aos diretores

              Os diretores que estão deixando a gestão foram homenageados, hoje, em uma confraternização junina pelo compromisso, dedicação e profissionalismo. Cada um contribuiu com o seu melhor para  que o CEPA chegasse a educação de qualidade que temos hoje em nossas unidades escolares. Todos foram e continuam sendo importantes no processo de educar, no fazer e no querer construir uma sociedade mais humanizada e consciente de suas responsabilidades.












terça-feira, 18 de junho de 2013

SOLETRANDO - 15ª CRE

Alunos da Escola Vitorino da Rocha participam de concurso de soletração

                                 Atividade tem como objetivo incentivar a leitura por meio da brincadeira
Alunos da Escola Vitorino da Rocha participam de concurso de soletração
                                                         Alunos durante o concurso       
 
                    Nesta segunda-feira (17), 70 alunos da Escola Estadual Vitorino da Rocha, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), participaram de um concurso de soletração. A atividade, que envolveu três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, tem com objetivo incentivar a leitura de forma lúdica, bem como promover melhorias na escrita. Cada aluno que participou da atividade recebeu uma medalha, e os primeiros lugares masculino e feminino receberam um prêmio especial.
Idealizado pela professora Luciene Vasconcelos, o projeto teve início há dois meses com a aplicação de jogos educativos, dicionários e filmes. “Percebíamos que muitos alunos tinham dificuldades de leitura e, por isso, criamos este projeto para estimular os alunos a aprender de forma divertida. Contamos com a parceria de outras professoras, que trabalhavam o tema com as suas turmas, e o resultado foi tão bom que os alunos envolveram os seus pais no projeto e praticavam as palavras também em casa”, comemora Luciene.
                  Elias Marcolino e Bruna Verçosa, ambos de 10 anos, participaram da atividade. Para eles, o projeto foi uma forma divertida de aprender novas palavras. “Em casa, treinava dez palavras por dia com a ajuda do meu pai e minha mãe”, conta Elias. Bruna foi ainda mais longe e chegou a praticar 25 palavras em casa para o concurso. “O concurso foi muito divertido, e hoje sei muitas palavras que antes não sabia”, fala Bruna.
                  Os pais, que também estavam presentes ao evento, também aprovaram a iniciativa. “Achei muito bom, pois este projeto incentiva o aluno a estudar mais, ler mais, sair da frente do computador”, conta Maria Betânia Gomes, cuja filha, Ana Clara, foi uma das participantes do concurso.
                 Coordenadora pedagógica na 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Elba Araújo adianta que, mesmo após o concurso, o projeto terá continuidade na escola. “Por meio do projeto, os alunos aprenderam brincando e, no decorrer do ano, daremos continuidade a esta ação em sala de aula para estimulá-los ainda mais”, revela.
COORDENADORAS DO PROJETO  

COMUNIDADE ESCOLAR


Texto: Ana Paula Lins
 Foto: José Demétrio
Comunicação/ SEE

sábado, 15 de junho de 2013

POSSE DOS DIRETORES BIÊNIO 2013/2015:

COORDENADORA PROF. MÁRCIA DANTAS, TÉCNICAS DA 15ª CRE E
COORDENADORES PEDAGÓGICOS, COMPARTILHANDO MOMENTOS 
IMPORTANTES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA


FORMAÇÃO DE GESTORES

Data : 11/06/2013

COORDENADORA PROF. MÁRCIA, EQUIPE DE GESTÃO
E DIRETORES DA 15ª CRE
DIRETORES ELEITOS BIÊNIO 2013-2015 / 15ª CRE

DIRETORES ELEITOS BIÊNIO 2013/2015


Professora DIRLENE MONTE  e GILVANIA FREITAS da
 
Escola Estadual Profº José da S. Camerino,
 
representado os demais diretores da 15ª CRE,
 
no momento da posse com o

Secretário de Educação Adriano Soares,

no Centro de Convenções
 
EM 14/06/2013
 
 Diretoras das escolas D.Pedro II e Princesa Isabel
com as técnicas da 15ª Sônia e Genilza

Nossos alunos do CORAL TOM JOVEM, da escola Estadual Moreira e Silva,
 e o Secretário de Educação 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES

    Diretores Eleitos pela Comunidade Escolar no último pleito, 05/05/2013, recebem formação oferecida pelos técnicos das SEE/CREs no período de 08 a 12/06/2013, objetivando fortalecer a visão e os saberes administrativos, financeiros e pedagógicos.