quarta-feira, 6 de abril de 2011

Escola Est. Afrânio Lages

 Dia da família na escola


ESCOLA EST. AFRÂNIO LAGES

Oficina de reciclagem realizada pela professora Denize

ESCOLA EST. AFRÂNIO LAGES

Prévia carnavalesca realizada no dia 03 de março, com oficinas de máscaras de carnaval.


sábado, 2 de abril de 2011

Técnicos e coordenadores pedagógicos participam de capacitação do Vale Sonhar — Educação



Começou nesta segunda-feira (28) e se estende até a quarta-feira, dia 30, uma capacitação do projeto Vale Sonhar para técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e coordenadores pedagógicos. O objetivo é prevenir a gravidez precoce entre os estudantes do Ensino Médio. A iniciativa está acontecendo nas dependências do Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor/Cepa).
Conforme Alípia Suely Guimarães, técnica da Gerência de Apoio a Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), esta formação é destinada para aquelas pessoas que não participaram das capacitações anteriores. “Outro grupo de técnicos receberá os conhecimentos sobre prevenção da gravidez na adolescência no período de 25 a 27 de abril”, adiantou.
A sexóloga, enfermeira sanitarista e representante do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, destacou que o projeto Vale Sonhar é uma metodologia para que os professores possam trabalhar o tema sobre gravidez na adolescência com os estudantes do Ensino Médio. “Anteriormente trabalhamos com a demanda espontânea de professores. Agora o nosso foco são os professores de Biologia. Nosso intuito é continuar reduzindo o número de adolescentes grávidas na rede estadual”, informou.
Ela acrescentou ainda que as técnicas do Vale Sonhar têm possibilitado aos alunos compartilharem seus sonhos profissionais e suas opiniões sobre a gravidez na adolescência. “Além disso, permite que eles reconheçam situações de risco para a gravidez e se motivem a usar métodos contraceptivos; principalmente, a camisinha, no ato da relação sexual”, evidenciou.
Rejane Bezerra da Silva, técnica da 5ª CRE, em Arapiraca, disse que o Vale Sonhar é a primeira iniciativa que ele teve conhecimento que aborda a questão da orientação sexual nas escolas do Estado. “Esta temática não é fácil para ser tratada em sala de aula. Agora ela faz parte do currículo de Biologia e será ministrada para os alunos com faixa etária entre 14 e 19 anos”, destacou.
Projeto – O Projeto Vale Sonhar é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o Instituto Kaplan e o Sistema Indústria (Sesi, Senai, FIEA e IEL). Tem como propósito unir o conhecimento sobre sexualidade, reprodução e contracepção ao sonho profissional de cada jovem como motivação para o sexo seguro.

Técnicos e coordenadores pedagógicos participam de capacitação do Vale Sonhar — Educacao

Projeto Quebra Tabu capacita técnicos da rede estadual de ensino

 
 
Cerca de 40 pessoas participam, nesta quinta-feira (31), do 1º módulo de capacitação do Projeto Quebra Tabu – um forte aliado na orientação sexual dos jovens que estudam no Ensino Fundamental e estão matriculados do 6º ao 9º ano da rede pública estadual. O evento, que começa às 8h, segue até o próximo dia 1° e será realizada no Ritz Plazamar, no bairro da Ponta Verde, em Maceió.
No ano passado, 30 escolas da rede estadual utilizaram os conteúdos do Projeto Quebra Tabu como currículo mínimo para a oferta de oficinas de educação sexual da disciplina de Ciências. Este ano o projeto será levado para mais 70 escolas do Estado.
De acordo com a sexóloga, enfermeira sanitarista e representante do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, esta iniciativa pretende contribuir com os jovens para que eles possam desenvolver o pensamento crítico sobre suas responsabilidades sexuais, tomar consciência do próprio comportamento e também do outro. Além disso, pretende cooperar para a diminuição da gravidez na adolescência.

http://www.4cantosalagoas.com.br/blog/projeto-quebra-tabu-capacita-tcnicos-da-rede-estadual-de-ensino