terça-feira, 28 de setembro de 2010

Alunos da rede pública poderão fazer inscrições para Curso de Fundamentos de Astronomia a partir da próxima 2ª feira.

Interessados poderão procurar o Observatório Astronômico no horário das 14h às 17horas, NO CEPA
Começa no próximo dia 16 de outubro e se estende até o dia 20 de novembro, no horário das 15h às 19h, nas dependências do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Professor Drº Edmilson de Vasconcelos Pontes (CeCiTE), situado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió, o Curso de Fundamentos da Astronomia. As atividades acontecerão durante cinco sábados. Os interessados podem fazer as inscrições para o curso a partir desta segunda-feira (27), no horário das 14h às 17h.
De acordo com o coordenador do Observatório Astronômico e professor da rede estadual de ensino, Adriano Aubert Silva Barros, durante o curso serão ministrados conteúdos referentes ao sistema solar, estrelas, universo e a história da Astronomia. “Nossa intenção é oferecer cerca de 40 vagas para os alunos que tenham interesse nesta temática”, revela.
O Curso – O Curso Fundamentos da Astronomia acontecerá sempre aos sábados, no horário das 15h às 19h, no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), situado no Cepa, no bairro do Farol, em Maceió. Esta iniciativa conta com o apoio do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas e da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

http://www.educacao.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/alunos-da-rede-publica-poderao-fazer-inscricoes-para-curso-de-fundamentos-de-astronomia-a-partir-da-proxima-2a-feira-1/view

REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR

Reunião do Conselho Escolar , com objetivo de aplicar os instrumento de acompanhamento de gestão da unidade escolar.
Participaram da reunião as Escolas Estaduais :  Moreira e Silva ,  Vitorino da Rocha e  Afrânio Lages.
Coordenadora da reunião: Gilvanilda Vilar Carvalho Bulhões.
































segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AÇÃO DIDÁTICA

















No sábado, 25 de setembro de  2010, as professoras Denize Francisca e Margarida Lira, realizaram um ação didática conjunta no laboratório da escola com os alunos do 6º ao 9º anos e 1º ano do ensino médio,usando os kits de matemática e de ciências da natureza.
Na oficina foram utilizadas as plantas medicinais ( barbatimão, erva- cidreira, valeriana, canela e manjericão) e os objetos de ensinagem matemática ( geoplano,balança,dominó, pentaminós,tangram,temporizador, calendário componível e teodolito).

domingo, 19 de setembro de 2010

ESCOLA EST. AFRÂNIO LAGES

FOTOS DA AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS NATURAIS, MINISTRADA PELA PROFª DENIZE FRANCISCA DA SILVA.
ESSAS EXPERIÊNCIAS SÃO REALIZADAS COM  PLANTAS EM QUE SÃO RETIRADAS SUAS SUBSTÂNCIAS FITOTERÁPICAS.
A PARTIR  DESSAS SUBSTÂNCIAS SÃO PRODUZIDOS OS ÓLEOS PARA SEREM USADOS NO CORPO, COMO REMÉDIO OU SIMPLESMENTE PARA  O BEM - ESTAR.
A PROFª DENIZE TEM FORMAÇÃO BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE E MEDICINA INVESTIGATIVA  E ESTÁ DESENVOLVENDO ESSE TRABALHO COM OS ALUNOS PARA QUE FUTURAMENTE ELES POSSAM USAR ESSE APRENDIZADO COMO FONTE DE RENDA.
















ESCOLA ESTADUAL AFRÂNIO LAGES

FOTOS DOS JOGOS  INTERCLASSE DO TURNO MATUTINO DA ESCOLA EST. AFRÂNIO LAGES.
OS JOGOS ACONTECERAM NA SEXTA - FEIRA, DIA 03 DE SETEMBRO DE 2010.








quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Alunos da Escola Estadual José Correia da S. Titara, participam de oficina no observatório astronômico do Cepa

Alunos da Escola Estadual José Correia da Silva Titara participam de oficina no observatório astronômico do Cepa
Foto: Valdir Rocha
TERRA E ESPAÇO
Ricardo Moresi
Possibilitar aos alunos do último ano do magistério da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, situada no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), práticas para o ensino dos conteúdos de Astronomia nas séries iniciais da Educação Básica. Este é principal objetivo da Oficina Terra e Espaço, que acontecerá nos dias 11, 18 e 25 de setembro, das 8h às 12h, no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Professor Drº Edmilson de Vasconcelos Pontes (CeCiTE), no bairro do Farol, em Maceió.
Segundo Adriano Aubert Silva Barros, coordenador do Observatório Astronômico e professor da rede estadual de ensino, a intenção é permitir que os alunos possam participar de experiências simples e lúdicas que tornem o aprendizado mais significativo e eficaz. “Nosso intuito é contribuir com os desejos da sociedade, ou seja, promover uma educação de qualidade, crítica e cidadã”, destaca.
Ele acrescenta que as aulas serão essencialmente experimentais. “Vamos ministrá-las aos sábados e serão compostas de uma parte teórica e outra prática. Os alunos irão construir maquetes do sistema solar, jogos e planisférios [mapas celestes giratórios] e constelários [caixas que simulam constelações]”, evidencia.
Aubert garante que o que pretende é possibilitar a experimentação no ensino de Astronomia. “Vamos mostrar uma série de atividades que irão auxiliar no ensino e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais fácil”. Ele revela que para avaliar e registrar o progresso dos participantes, cada aluno irá desenvolver um blog onde irá apresentar seus resultados, dúvidas, críticas e sugestões. “Ao final do curso iremos expedir um certificado com carga horária de 12h”, conclui.
Fonte: http://www.educacao.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/alunos-da-escola-estadual-jose-correia-da-silva-titara-participam-de-oficina-no-observatorio-astronomico-do-cepa-1/view

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dia do Biólogo é comemorado no CECITE - CEPA

                             Com palestras, vídeos, jogos, oficina e exposição o dia do Biólogo foi comemorado no dia 03 de setembro de 2010, no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE), com a participação de alunos das escolas do CEPA, além de biólogos das Escolas Estaduais, IFAL-Satuba e ICBS-UFAL.