quarta-feira, 31 de março de 2010

Tem início recuperação das piscinas do Cepa

Equipes para limpeza de entulhos e equipamento para retirar água já estão no local















Goretti Lima e Ricardo Moresi
Informação do site: http://www.educacao.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/tem-inicio-recuperacao-das-piscinas-do-cepa-5/view 
PARQUE AQUÁTICO
Começou esta semana a tão sonhada reforma do parque aquático do Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa), orçada em R$ 132.556,88. O secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, acompanhado do secretário adjunto do Esporte, Jorge VI, estiveram no local, na manhã desta quarta-feira (31), para inspecionar os trabalhos. 
Para o secretário Rogério Teófilo, a reforma do parque aquático é o segundo marco da sua gestão à frente da secretaria, pois há onze anos, quando secretário da pasta, foi realizada a primeira ampla reforma no local. Desde então, esta é a segunda intervenção feita na infraestrutura do parque.
“Estamos começando o trabalho de reconstrução do Cepa. Esse complexo será um centro vivo de atividades pedagógicas e esportivas não só para os alunos da rede pública como também para a comunidade que mora em seu entorno. Nossa intenção é abrir o complexo nos finais de semana para atividades culturais. O empenho da equipe comandada pelo Jorge VI foi fundamental para tornar esse sonho realidade. A agilização do processo licitatório foi determinante. Só estávamos esperando a aprovação do orçamento do Estado para concluir a tramitação e dar início às obras”, garantiu o secretário.
Já o secretário Jorge VI, que está se desincompatibilizando do cargo por exigência da Lei Eleitoral, afirmou que essa obra é emblemática não só para os que fazem a educação do Estado, mas, sobretudo, para os estudantes. “Há anos os alunos estavam impedidos de utilizar as piscinas. Quantos talentos não foram perdidos em mais de uma década, por falta de condições adequadas para treinar as diversas modalidades da natação?”, questionou, ao destacar o apoio recebido pelo secretário Rogério Teófilo e de toda a equipe da Secretaria da Educação no período de sua gestão.
O superintendente de Expansão e Manutenção da Rede Física Escolar, Raul Cleto Osório, informou que será recuperada a parte física da estrutura das piscinas (banheiros, chuveiros e arquibancadas) e parte de maquinário (bombas, filtros, disjuntores e chave de comando). “Enfim, todo o complexo aquático receberá melhorias. Os recursos que financiam as as obras são do Estado”, destacou. 
Serão recuperadas as duas piscinas, incluindo a área externa, a qual compreende a recuperação dos BWCs (banheiros com chuveiros e vestiários), a iluminação externa, pavimentação de uma área em frente às piscinas, relocação dos chuveiros e uma rede de esgotamento das águas que desaguarão no canal ao lado em direção à lagoa de decantação (águas pluviais).
Demais reformas – Raul adiantou que os cerca de 30 mil m² de área externa do complexo educacional, bem como das escolas receberão melhoramentos. “Já está pronto o projeto de reforma, recuperação e revitalização dos acessos e equipamentos esportivos do Cepa. Deverão ser utilizados cerca de R$ 5 milhões, provenientes do Plano de Ações Articuladas (PAR)”, explicou.
Cleto acrescentou que haverá a construção do complexo esportivo para atletismo; serão refeitos alguns trechos de pisos; a construção do apoio para o complexo de atletismo; a reconstrução da palhoça para as atividades da terceira idade; será refeita a pintura da quadra polivalente, a qual será equipada com cestas de basquete.
Além de tudo isso, vamos fazer a revisão dos projetores dos postes (luminárias) existentes e construiremos apoios cobertos para as quadras. Toda a área externa ganhará um novo aspecto”. Ele revela que essas ações constam no Programa Geração Saber, programa que dará um novo perfil de qualidade para educação pública de Alagoas.

MONITORES SÃO CHAMADOS PARA SUPRIR CARÊNCIAS DAS ESCOLAS DO CEPA

Os candidatos devem comparecer à 15ª Coordenadoria Regional de Ensino, localizada no Cepa, no Farol

Informação do site: http://www.educacao.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/monitores-sao-chamados-para-suprir-carencias-das-escolas-do-cepa-6/view 
Ricardo Moresi

Os candidatos que foram selecionados no processo seletivo de contratação de professor-monitor para formação de cadastro de reserva técnica realizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) estão sendo chamados para suprir as carências da rede estadual de ensino. Na medida que os monitores se apresentam, na 15ª Coordenadoria Coordenadoria de Ensino (CRE), situada no Cepa, são encaminhados para as escolas.
Segundo Marluce Santos, responsável pela lotação numérica na 15ª CRE, até agora foram chamados 14 monitores para a disciplina de Matemática e somente seis se apresentaram. Para a disciplina de Artes foram chamados cinco selecionados; para a disciplina de Religião foram convocados dois; para Educação Física também mais dois; para Português três candidatos; para Geografia dois e para Inglês também dois.

Marluce destaca que alguns candidatos informaram números de telefones que não são atendidos e isso tem atrapalhado o contato com eles. “Cada monitor será convocado para suprir, temporariamente, as necessidades da coordenadoria onde ele fez inscrição”, esclareceu.

De acordo com a coordenadora especial de Gestão de Pessoas da SEE, professora Nadir Oliveira, não há carência de professores nas escolas do Cepa. “Já foi realizada a lotação numérica em praticamente todas as escolas do complexo; com exceção, apenas, das Escolas Estaduais Silveira Camerino e Afrânio Lages”.

Ela acrescenta que estas duas unidades resistem em cumprir a carga horária determinada pela matriz curricular. “Acreditamos que em breve o problema estará resolvido, para que os alunos não sejam prejudicados”, declarou.

Gilvanilda Bulhões, coordenadora pedagógica, disse que os monitores estão sendo chamados para suprir as carências, principalmente, das disciplinas na área de exatas. “Aqueles que estão sendo convocados começam a se adequar aos horários das escolas. Não há motivos para protesto”, garantiu.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Formação Continuada Integrada - GERGE/NEDER

Formação Continuada Integrada  " Reflexão da Prática Pedagógica: Igualdade na Diversidade"
Local: Escola Estadual Afrânio Lages
Dia : 24/03/10






sexta-feira, 26 de março de 2010

Secretaria da Educação organiza oferta do transporte escolar

TRANSPORTE ESCOLAR A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte reuniu ontem (24), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), tutores e motoristas que farão o transporte escolar da rede estadual de ensino. O secretário da Educação, Rogério Teófilo, falou sobre a necessidade de colocar em ordem o trabalho de locomoção dos alunos do Cepa.
Segundo a titular da 15ª Coordenadoria, Márcia Vieira Dantas, o transporte deve ser condizente com o direito da criança e do adolescente, “dessa forma, estaremos atentos desde o recebimento dos alunos, até eles chegarem à escola”, acautelou a coordenadora. “Estamos cadastrando os alunos e estabelecendo as rotas que percorrerão os ônibus, assim como o número de veículos. “Hoje, possuímos 18 ônibus à disposição, no entanto este número tende a ser aumentado”, informou.
Ter consciência da seriedade do trabalho foi um requisito para a escolha de motoristas e tutores. “A Secretaria de Educação (SEE) utilizou requisitos de competência, experiência e transparência para a escolha dos motoristas e tutores”, esclareceu o secretário Rogério Teófilo. Segundo Isolda Carvalho de Oliveira, 36, tutora, “é preciso possuir simpatia com o trabalho e manter o compromisso”, declarou.
Rogério Teófilo disse estar disposto a conhecer cada tutor e motorista. “Nossa intenção é mantê-los aptos ao trabalho. Por isto, faremos reuniões periódicas para treinamento e formação”, declarou. “O Ministério Público reforça este trabalho parceiro e acompanha o processo passo a passo”, esclareceu. “População, líderes de bairro têm papel importante nesta jornada”, acrescentou.
Cadastramento - Segundo a coordenadora Márcia Dantas, cerca de 3.200 alunos que estudam nas escolas do Cepa, que pertencem a 15ª Coordenadoria de Ensino (CE), foram cadastrados para garantir o transporte escolar durante este ano letivo. "Até o ano passado 15 ônibus faziam o transporte escolar de 1.300 estudantes. Agora, a frota deve ser praticamente dobrada para 25 ou 30 ônibus", informou.
Márcia disse que o cadastramento foi realizado até a última quinta-feira, 18. “Em respeito à população que se cadastrou, iremos fazer as carteiras desses estudantes, definir a relação de alunos por ônibus, passar instruções aos tutores que acompanharão nossos educandos, capacitar os motoristas e providenciar o fardamento deles”. Ela relatou ainda que será organizado o atendimento das pessoas cadastradas e, depois, vai se procurar viabilizar o atendimento daqueles que não se cadastraram.














Foto: Valdir Rocha
http://www.educacao.al.gov.br/

quarta-feira, 24 de março de 2010

Semana Integrada da Água 2010


                             Retornando a Maceió, o Museu Ambiental Casa do Velho Chico estará em exposição no Ginásio Moreirão, no Cepa. Ele será aberto na segunda-feira (22) e ficará à disposição do público visitante até a sexta-feira (26). A mostra, que já rodou vários Estados e municípios alagoanos, é um composto de peças da Nascente à Foz, que retrata a vida e a história do Rio da Integração Nacional e os males a ele causados pela ação do homem.
                             Segundo o criador do museu e secretário municipal de Meio Ambiente de Traipu, Jackson Borges, o museu “é um instrumento gerador de reflexão, capaz de promover a luta em defesa das causas ambientais”. Móveis, utensílios, quadros e uma infinidade de relíquias e artefatos típicos da região do São Francisco compõem a mostra, e até chocam os visitantes com a temática incisiva adotada pelo expositor, uma maneira "crua" de mostrar a realidade do rio, que vem sofre agressões do homem há centenas de anos.
                            As peças estão dispostas em 13 painéis, que representam os principais danos sofridos pelo Velho Chico. São títulos como Caça e Pesca Predatórias, Esgoto, Transposição, Nasceste do Rio São Francisco, Garimpagem, Agrotóxico, Desertificação, Lixo, Assoreamento, Desmatamento, Mudanças Climáticas, Salinização, Barragem e Queimada.






















EQUIPE DO MUSEU









Alunos e professores da Escola Est.  Afrânio Lages
visitando o museu.














































Alunos e professoras da Escola Est. Vitorino da Rocha 
visitando o museu


















































Sexta-feira, 26 de março de 2010

ESCOLA ESTADUAL PRINCESA ISABEL 

           Visita de nossos alunos acompanhados por nossos professores de diversas áreas ao museu intinerante que conta a história do velho Chico bem como os problemas que ele e o meio ambiente vem sofrendo. A exposição também mostra a evolução de alguns objetos como: máquina de lavar, lamparinas e candeeiros, máquinas de escrever e calculadoras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Profª Márcia Cristina com os alunos dos 8º anos

 

 

Profª Márcia Fortes com os alunos dos 6º anos

terça-feira, 23 de março de 2010

Sábado letivo na Escola Estadual Laura Dantas

                        Sábado ( 20/03) letivo trabalhados com salas temáticas: Alimentação Saudável corpo e mente sã;  a importância da atividade física em nossa vida; fonte de prazer e aprendizagem; produção textual reconstruindo a escola de Paulo Freire.
                        Técnica da CRE monitorando o sábado letivo - Registro da preocupação da Coordenadora Pedagógica da Escola Laura Dantas Glaudênia ---- com a infrequência dos alunos nas aulas do sábado letivo por falta do transporte escolar.

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA ESTADUAL D. PEDRO II

RECEPÇÃO AOS PAIS ORGANIZADO PELA EQUIPE ESCOLAR.

FORMAÇÃO GERAÇÃO SABER

Satisfação da Equipe Pedagógica na formação Geração Saber


















DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA AFRÂNIO LAGES

Participação numerosa de pais no Dia da Família na Escola Afrânio Lages. Equipe pedagógica aproveita o momento para fazer a distribuição do livro didático do aluno,sensibilizando-os quanto a importância, a valorização e conservação do livro didático, responsabilizando-os na devolução do mesmo no final do ano letivo para que seja utilizado por outros alunos no ano letivo 2011.







Diretora Geral

Diretor Adjunto
 





















TÉCNICAS DA CRE  
Vânia e Ilídia








 Diretor Adjunto

quinta-feira, 18 de março de 2010

CONCURSOS DA SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS - SENAD

         A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, com o objetivo de incentivar a participação dos diferentes níveis estudantis em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, promove, anualmente, concursos nacionais sobre o tema.
O sucesso destes concursos mostra a percepção que a sociedade tem sobre a importância das ações de prevenção do uso de drogas, através de ampla participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
A SENAD está promovendo o XI Concurso Nacional de Cartazes, direcionado a estudantes de 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental de 8 anos, ou 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, o VIII Concurso Nacional de Fotografia e o VIII Concurso Nacional de Jingle, ambos nas categorias profissional e amador, dirigidos à população em geral. Este ano os concursos têm como tema "A juventude na prevenção do uso de drogas".
Em parceria com o Centro de Integração Empresa/Escola - CIEE, a SENAD está lançando o 9º Concurso de Monografia para Estudantes Universitários, com o tema Crack.
A entrega da premiação está prevista para acontecer durante a comemoração da XII Semana Nacional sobre Drogas, a ser realizada de 19 a 26 de junho de 2010, em Brasília (DF).
Mais informações pelos os sites:                       
  •  http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/biblioteca/documentos/Concursos/2010/328004.pdf 
  •  http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/biblioteca/documentos/Concursos/2010/328003.pdf
  • http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/biblioteca/documentos/Concursos/2010/328002.pdf
  •  http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/biblioteca/documentos/327996.pdf        
                                                       

Aluno da educação básica custa R$ 2.632 ao ano

Educação 

http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=educacao
16/03/10 14:00
Brasília - Um aluno da educação básica custou ao Brasil R$ 2.632 anuais, sendo que o maior investimento está nas séries finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano), com um custo de R$ 2.946 por estudante ao ano. É o que aponta estudo sobre o investimento público em educação em 2008, divulgado hoje (16) pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a série histórica divulgada pelo ministério, de 2000 para 2008 o valor investido por aluno na educação básica passou de R$ 808 para R$ 2.632 – mais do que triplicou. Apesar do aumento, ainda é pouco mais do que os valores mensais cobrados por escolas particulares.
No ensino superior, o valor investido por aluno foi de R$ 14.763 . É como se cada universitário custasse cinco vezes mais do que um estudante da educação básica. Apesar de ainda ser grande a discrepância, essa relação vem diminuindo. Em 2000, por exemplo, o investimento em um aluno do ensino superior era 11 vezes maior do que na educação básica. A meta do MEC é reduzir para quatro essa proporção, o que é recomendado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Quanto custa um aluno da escola pública?
Educação Básica (total)
R$ 2.632
Educação Infantil
R$ 2.206
Ensino Fundamental (anos iniciais)
R$ 2.761
Ensino Fundamental (anos finais)
R$ 2.946
Ensino Médio
R$ 2.122
Ensino Superior
R$ 14.763
 *valores anuais referentes a 2008. Fonte: Inep/MEC.
por Agência Brasil

quarta-feira, 17 de março de 2010

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA EST. PRINCESA ISABEL

A Escola Estadual Princesa Isabel, no dia 13/03 ( sábado) realizou o "Dia da Família na Escola".         
Objetivo : Reintegrar a família e a comunidade escolar.
     Diretora Ana Rozendo na abertura do encontro.